Como está o futebol paulista no momento ?
Confesso que tenho convicção de que o futebol pode esperar de tudo, até mesmo em situações que as vezes parece estar definida, mas não estão.
Na Copa do Brasil, por exemplo, o Palmeiras de Luis Felipe Scollari, não chegava a uma semifinal dessa competição desde 1998, há exatos 13 anos. Apesar de ser uma equipe carente de reposições, é um time que pode e tem potencial para ser campeão, até porque, é um torneio de mata-mata onde uma equipe inferior pode eliminar um grande, como aconteceu em alguns anos. Como em 2005, o Paulista de Jundiaí em cima do Fluminense, o Santo André contra o Flamengo, em 2004, e tantos outros exemplos mais.
Na Copa Libertadores da América de 2012, dois brasileiros caíram diante de seus adversários. Dois cariocas, Fluminense e Vasco respectivamente foram eliminados. O Fluminense aos 45 do segundo tempo, e o Vasco aos 43 minutos. Agora Corinthians e Boca Juniors, (Brasil) X (Argentina), são os favoritos para ganharem essa competição. Duas equipes com o objetivo único, ser campeão da América e disputar com o Chelsea o Mundial interclubes no Japão.
O futebol paulista enfim parece que está voltando a ser o centro da atenção no futebol, ainda mais quando se estamos falando em títulos. O Santos é o atual campeão paulista, o Corinthians depois de 12 anos volta a disputar uma semifinal de um torneio continental sem esquecer da obsessão de ser o único que ainda não venceu a competição. Palmeiras e São Paulo disputam uma vaga na final da Copa do Brasil e podem fazer uma decisão paulista.
Quem ganha com isso tudo é o estado de São Paulo, sem sombra de dúvidas, por esta sediando e presenciando uma final de um torneio tão importante como é a Copa do Brasil, pelo motivo de dar a vaga ao campeão o direito de disputar a Libertadores da próxima temporada.
O futebol ganha, a cidade de São Paulo também ganha, e os torcedores de seus respectivos clubes ao estarem prestigiando o evento como um todo. Não é por acaso que é um dos estaduais, senão o mais disputado entre os demais desse nível.
Giovani Rogério
Comentaris