O Brasil está preparado para sediar a Copa do Mundo de 2014 ?
Confesso que tenho convicção de que as estruturas dos estádios de futebol no Brasil estão muito abaixo do esperado em relação a outros países como a Europa.
A Copa do Mundo de 2014, está praticamente ai. Faltam quase dois anos para o início do torneio mais importante do Mundo. A maioria dos estádios de futebol estão atrasados. Alguns, ainda não estão sequer com a metade das obras prontas, ou seja, nos 50%.
As 12 cidades sedes: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, estão correndo contra o tempo para deixar os estádios prontos para sediar o evento. Apesar de tudo o que está sendo gasto com a construção das obras, o país ganhará muito, principalmente em termos de economia que gerará dinheiro com o decorrer do evento.
A Copa do Mundo acontece de quatro em quatro anos. Os países sedes se preparam antes do Mundial. Por isso, o Brasil precisa se apressar caso queira fazer um evento de gala e não passar vergonha.
Os 32 países que participam da Copa do Mundo se classificam em torneios continentais, como: o sulamericano, a Europa, a Ásia, entre outros. Como eles querem sediar uma Copa do Mundo, sendo que os aeroportos estão na situação em que estão, além dos metros, e outros pontos que precisam passar por reformulação geral ?
Em relação a organização e estrutura não tem para a Europa. Em todos os termos, os outros países dão um show no Brasil em relação a isso. As entradas das equipes em campo, como eles se comportam quando cantam o hino de seu país. Ao iniciar uma partida, os torcedores, e tudo mais.
Para que o Brasil chegue ao menos a uma parte desse nível, é preciso mudar muito, por isso, as entidades que organizam o futebol, deveriam ser mais severas e exigir o máximo para que não sirvamos de chacota dos outros.
A África, é um exemplo a ser seguido. Apesar dos estádios que foram construídos para a realização da Copa de 2010, não serem utilizados, apenas para aquele momento, eles mostraram que tem totais condições e potenciais para se fazer um evento como esse, a Copa do Mundo. Um país pobre, mas, que ganhou muito, em pouco tempo, é claro, e sem dúvida vai ficar guardado na memória de qualquer torcedor que é apaixonado por futebol.
Giovani Rogério
Comentaris