Crise sem fim: rumo a segunda divisão
Confesso que tenho convicção de que a equipe da Sociedade Esportiva Palmeiras está se afundando a cada rodada que passa rumo à segunda divisão do futebol brasileiro, a Série B. Após mais uma derrota, para o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, a equipe do Parque Antárctcia, se afunda de vez na crise.
Como pode um time campeão da Copa do Brasil na temporada de 2012 e passar por essa situação, com o qual, o elenco está vivenciando no momento. O Verdão como a quarta maior torcida do Brasil, com aproximadamente 15 milhões de torcedores, estar em um dos piores momentos da história dos Campeonatos Brasileiros, desde a sua primeira edição, e 1969. O pior momento do clube foi o rebaixamento no próprio Campeonato Brasileiro, de 2002. Doze anos depois, a equipe vive a mesma situação.
Luiz Felipe Scolari, um técnico pentacampaão do mundo com a seleção brasileira, conquistou vários títulos por onde passou, e muito respeito por onde passou. Apesar de ser um elenco limitado, sem reposição de peças em determinadas posições, como no caso do meia Valdívia, por exemplo, sai ele entra quem ? E olha que ele não ganha mal não !
Um clube grande como o Palmeiras, a torcida que tem, campeão da Copa do Brasil. Um fator inédito, nunca presenciado por um clube de grande expressão, como é Palmeiras. Campeão de um torneio com a importância que tem, onde acabou de conquistar, a Copa do Brasil, e disputar a segunda divisão no ano em que irá jogar a Libertadores.
O torcedor cobra, e sente o momento difícil que a equipe está passando. É o que mais sofre. Ele tem totais direitos de cobrar, por estar pagando o preço do ingresso e ver a vergonha que o time vem apresentando no Campeonato Brasileiro. Fez um início de temporada bom e depois parece que o time não quis acordar e está dormindo.
A diretoria do Palmeiras deveria tomar as devidas providências para tirar o time da situação que se encontra. Um elenco que de 24 jogos disputados até o momento, com 72 pontos em disputa, fazer apenas 20, restando 14 rodadas para o término da competição ?
Time que é time, precisa mostrar ao menos vontade para seus torcedores, o Palmeiras está desesperado, já entra em campo desordenado, um clube que faz isso, quer dizer que o Verdão está psicologicamente perdido. O emocional dos jogadores está em um grau elevado. Não deveria estar assim.
Uma equipe que ocupa a 19º colocação, o penúltimo colocado do Campeonato Brasileiro, o segundo pior time do Brasil. Sociedade Esportiva Palmeiras, o Alviverde imponente do Palestra Itália, assim conforme está escrito na letra de seu hino, um clube acostumado a conquistas, principalmente, na época, da academia de futebol, do Ademir da Guia, um dos maiores ídolos da história do clube, na década de 1970, a Parmalat, em 1993.
Palmeiras, Palmeiras, Palmeiras, uma equipe grande que está se fazendo de pequena. É melhor acordar agora, aliás, ontem, porque sinão a casa vai cair de vez.
Giovani Rogério
Comentaris