Campos de atuação dos professores de Educação Física
A
educação física é uma profissão onde o profissional pode atuar em vários ramos,
seja como professor da área, treinador de futebol, em academias, em órgãos
públicos municipais, corridas, caminhadas, entre outros mais. Porém, cada um
tem o seu propósito.
Um
professor de educação física dar aulas para alunos que queiram ingressar, seja
no ensino fundamental, ensino médio de uma escola estadual ou particular e até
mesmo em faculdades, como no ensino superior e pós-graduação que é uma
especialização a mais dessa área de atuação profissional.
Para
exercer este cargo é preciso que o profissional tenha formação na área de
educação física onde são 4 anos de formação.
“Professor
é o que ensina uma ciência, uma arte e disciplina, é um mestre, para levar todo
tipo de conhecimento a demais pessoas”, ressalta Ferreira, 1.995, p.531.
O
técnico de futebol é uma entre as profissões mais espetaculares que existem. O
comandante fica, seja na beira de um campo de futebol, areia, quadra, salão,
vôlei, orientando seus jogadores, atletas, a fazerem um só objetivo, ganhar a
partida.
O
trabalho de um técnico começa lá no cetro de treinamento do clube. Toda a sua
preparação, sua contratação, a chegada até conhecer o grupo, toda comissão
técnica, iniciar os treinamentos, as tarefas a serem executadas
profissionalmente. Um trabalho muito árduo, até chegar a conquistar títulos e
mais títulos pela sua equipe.
No
Brasil, existe uma cultura de que se o treinador não vai vem, ele é demitido do
seu cargo, criou-se uma cultura de onde, principalmente em clube grande de
futebol, se não ganha, é mandado embora ou até mesmo pede demissão por conta
própria por não aguentar tanto a pressão assim. Também existem a diferença de
salários, uns recebem uma fortuna, outros salários bem baixos.
Para
(FIFA, entre 2003 e 2006), um treinador é o
profissional encarregado de se fazer um treinamento e a formação de uma equipe,
em qualquer modalidade esportiva, seja, ela futebol, voleibol, basquetebol,
handebol, entre outras mais. Seu objetivo é preparar os times para se obter um
bom rendimento e conseguir por meio do trabalho ótimo resultados. O técnico é
um especialista nas direções, tanto, técnicas, quanto táticas, além de ser
responsável pelo desenrolar psicológico e físico do atleta. As tarefas podem,
contudo, serem ampliadas em demais funções de suas próprias competências.
Um
profissional de academia, por exemplo, ajuda e colabora com pessoas para terem
um bom hábito de vida e até mesmo alimentar. Não é um médico especificamente,
mas uma pessoa que vai treinar esta pessoa para ter uma vida de alta qualidade
e saudável.
Ao
entrar em uma academia, a pessoa está com o propósito de emagrecer, ou seja,
perder alguns quilinhos a mais. Nem sempre é por isto, existem vários outros
motivos que levam as pessoas a praticarem esse tipo de exercício físico.
Existem
vários tipos de exercícios em uma academia. Uns para levantar pesos, esticar as
pernas, levantar o busto. Movimentar os braços, a cintura, o tórax, entre
outros mais.
Especialistas
de universidades norte-americanas, como a de Universidade de Vermont, EUA,
(Estados Unidos) recomendam um certo
tipo de procedimento antes mesmo de praticar esse exercício. Levantar de
manhazinha, estar bem disposto é uma atitudes que facilitam e muito, malhar,
principalmente no período da manhã. Manter seu ritmo habitual do cotidiano
também é fundamental. Faça uso de bebidas naturais, como o suco de cereja ou de
maça, no mínimo duas vezes por dia, isso ajuda e muito. Aumentar a sua
intensidade. Aqueça antes de fazer exercícios. Ouvir música durante o
treinamento alivia, você se sente mais a vontade. Beba apenas água, pois
atletas necessitam de muito sódio e de líquidos. Prepare uma bola com seus
utensílios, como tênis, toalhas, curativos, adesivos, entre outros.
Os
profissionais de educação física que atuam em órgãos públicos tem uma
responsabilidade tamanha. É responsável por todos os eventos esportivos da
prefeitura. Seja campeonatos, treinamentos, eventos, inaugurações de quadras
poli esportivas, as escolinhas de times e clubes de futebol, entre outros mais.
Já
aqueles profissionais que atuam em corridas e caminhadas, são os responsáveis
em treinar os atletas para serem esportivas competitivos. Os treinos são feitos
semanalmente, o treinador acompanha e monitora o atleta. Seu desempenho,
rendimento até levar o corredor a participar de grandes eventos, seja na sua
cidade ou região.
São
vários ramos de atuação de um profissional de educação física. Cada um com o
seu propósito de realizar metas e objetivos a serem almejados e alcançados. Uma
profissão e tanto.
Historia da educação física no mundo:
A
educação física tem seu surgimento, na China, um homem viu a necessidade de
lutar, e caçar para sua própria sobrevivência. Contudo, ele colocou em prática
algumas técnicas, por meio da ciência, fez movimentos comuns, todos podem
fazer, os chamados movimentos corporais, corrida, arremesso, empurra, puxar,
entre outros. Sua origem mais remota, foi a cerca de 3.000 anos antes da vinda
de Jesus Cristo. Porquanto, um imperador com nome de Hoang Ti, era um
guerreiro, na época, pensando no progresso do povo, na ocasião, apostou e
investiu em exercícios físicos com intuito de se praticar terapias, por
exemplo. Vários países começaram a adotar o mesmo método que pegou, de fato, Índia,
Japão, Grécia, Egito, até Roma (Itália).
A
educação física surge no renascimento apesar de ser proibida anteriormente, no
Cristianismo pela não exibição do corpo, teve uma certa continuação e salto na
profissão. A admiração para se ter um bom corpo antes proibida, teve o
renascimento com Leonardo da Vinci nos entre o ano de 1.432 a 1.519. As obras de arte, como estátuas, o aparecimento da
autonomia, passo esse fundamental para se dar anatomia a educação física. Suas introduções
nas escolas tiveram iniciativas em um nível de disciplinas consideradas
intelectuais, no período de Vittorino da Feltre entre os anos de 1.378-1.466.
No entanto, surgiu a escola La Casa Giocosa , onde o primeiro
conteúdo programático da área da educação física foram a prática de exercícios
físicos, no ano de 1.423.
Na Inglaterra, o iluminismo era contrária ao uso do poder no
campo social. A partir dai, novas ideias foram aparecendo, com dois nomes que
foram destaques, nesse período. Um deles, Rousseau, introduziu a educação
física necessária, fazendo assim, uma educação física infantil, nas escolas
para crianças. Já, Pestalozzi, foi um dos primeiros educadores e criou-se
consigo dois elementos para se ter na prática de exercícios, são eles: a
posição e a execução perfeita, cada um com o seu propósito.
Vários educadores tiveram suas definições para com o exercícios
da profissão. Grandes nomes, como na escola alemã, Johann Cristoph Friederick
Guts Muths, um pedagogo, considerado pai da ginástica na área da pedagogia. Um
sócio-patriótica, chamado, Friedercik Ludwing Jahn, tinha um fundamento
ressaltado em sua frase: “viver quem é de fato forte”. O fundador da Ginastica
Olímpica, criou a modalidade das barras fixas e paralelas e a montagem e a
execução e atividade do cavalo também na área.
Outras modalidades foram surgindo com o decorrer do tempo,
como a ginastica sueca que foi justamente o verdadeiro trampolim, atualmente,
se tornou a ginástica. O criador deste esporte foi Per Henrick Ling entre os
anos de 1.766 e 1.839. Quatro partes foram divididas por Ling, na educação
física, são elas:
Pedagogia, voltada diretamente para a saúde das pessoas,
evitado, contudo, vícios e outras doenças;
A área Militar, inclui-se assim o tiro e a esgrima, que é a
arte de se jogar com armas da cor branca;
A área médica, tem a ver com a pedagogia, e também evitar
doenças;
Por fim, a estética, preocupada com o corpo humano;
A escola Francesa pode se citar variados elementos. Um autor
e fundador, com o nome de, Amorós y Ondeano, fez uma certa divisão na
ginástica em cinco partes, são elas: industrial, militar, médica, cênica e civil.
Outro autor, Georges Herbert entre os
anos de 1.875 e 1.957, tinha em mente uma tese de que a educação física deveria
se fazer uma apologia com movimentos naturais do próprio corpo do ser humano
com movimentos, são eles: corrida, natação, salto, ente outros.
A escola inglesa, tinha como
basear nos jogos e nos esportes. Thomas Arnold, criou novamente os jogos
olímpicos. O treinamento militar foi um dos principais fatores de influência
dessa escola.
Com essa reprodução de novas
ideias pelo mundo a fora, destas grandes escolas, a profissão de educação
física passou a ser mais procurada e reconhecida. Aos poucos foi-se
conquistando o seu espaço, obteve cunho científico, e se torno indispensável na
vida da população em geral, com todas as suas gerações, seja, crianças, jovens
e idosos.
Várias mudanças ocorreram com o
passar dos anos, sobretudo, antigamente até chegar aos dias atuais, de uma
maneira rápida e abrangente, sabe-se que a informação tem uma velocidade, tudo
se é transmitido, passado, com certas facilidades e acessos a novos estudos no
campo de atuação do ramo profissional. Tudo isso, se passa por um procedimento,
mudanças e alterações.
Sua evolução se deu por vários
momentos, tanto positivos, quanto, negativos. Pode se observar uma certa
construção do conceito de educação física, ocupando-se assim, uma certa posição
até de destaque dentro da sociedade. Suas fases, porém, tornaram-se a
verdadeira prática física, em vários lugares, como: a escola, por exemplo, um
profissionalismo evidente em se difundir cada vez mais com métodos definidos.
A regulamentação da profissão de
educação física se deu a partir do ano de 1.998, o verdadeiro acesso a mesma,
proporciona, uma escalar maior para direito da população em geral, indiferente
de classe social, cor, religião, opção sexual, idade, e ou até mesmo algum tipo
de deficiência física, motora e até mesmo a mental.
Educação
física no Brasil
A educação física é uma
disciplina voltada a educação brasileira para um desenvolvimento e engajamento
de estudantes que se especializam no ramo do mundo esportivo.
Na
escola, sua história, no Brasil teve início em uma época bem conservadora no
país. Sua introdução começou com as chamadas e conhecidas fileiras militares,
seguidas de várias recomendações médicas. Os principais professores
idealizadores desta profissão, no país, eram soldados que colocavam em prática
da ginástica, na ocasião, com o nome de Imperatriz Dona
Leopoldina.
Nos anos de 1.559 e 1.759, surgiram os primeiros núcleos
desta disciplina, de certa maneira estruturada no Brasil. Em um bom período de
tempo, a educação física teve ligação ao movimento corporal e á prática de
atividades esportivas, como: a peteca, o arco e flecha, além de atividades
recreativas.
Já no ano de 1.824, por meio de uma publicação da Primeira
Constituição, do país, foi se instituído pelo Império que firmou a
obrigatoriedade para a prática do exercício da profissão, nas escolas
brasileiras, de maneira gratuita, porém, sem uma certa preocupação com a
atividade física.
Uma escola, com localização, em São Paulo, a Escola Normal da
Praça da República, já ministrava aulas de educação física, porém, demorou
muito para que a profissão fosse definitivamente reconhecida como uma
fundamental prática, na área da educação, apenas no ano de 1.846.
Dentro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional,
algumas disciplinas foram nomeadas sob orientação teórica, para que só houvesse
reprova por faltas, nas disciplinas, inclusive, a educação física.
No entanto profissão
foi conquistando o seu espaço, obteve um programa de aulas que contemplavam a
prática de atividades físicas, como, por exemplo: a ginástica, os jogos, as danças
e a própria recreação. Seu principal método é a de despertar hábitos saudáveis
e melhor qualidade de vida, além do equilíbrio e o desenvolvimento do corpo e
do espírito.
Há exatos, 24 anos, desde 1.996, está em vigor o currículo
para exercer a profissão. Todas as escolas do Brasil tem esta disciplina
aplicada aos alunos, sem diferença em qualquer hipótese, seja de sexo e porte
físico.
A história da regulamentação da profissão, no
país, é dividida em três tópicos, são eles:
Os profissionais que escreviam sobre sua necessidade, porém,
sem o desenvolvimento de ação de seu próprio sentido.
Na década de 1.980, quanto entrou em vigor a lei da regulamentação,
em seguida, vetada pelo Presidente da República, na ocasião, João Figueiredo.
Por último, relacionada ao processo de regulamentação com
aval e aprovação do Congresso e feito pelo ato do Presidente da República, em
01/09/1998. Publicado, um dia após, no dia 02 de setembro daquele mesmo ano.
O exercício da profissão de educação é regido, assim como em
todas as demais profissões, suas leis que precisam serem cumpridas.
Conselhos Regionais e Federal dos Titulados em Educação
Física e Desportos:
É de total responsabilidade e interesse profissionais da
área a criação de Conselhos Federal e Regionais, ambos que diz respeito ao
mesmo.
É lícito ao profissional de educação física, saber e se
inteirar do código de ética da profissão para as próprias relações com outros
profissionais da área, seja o âmbito particular e ou até mesmo no ramo oficial.
Entrevistas:
Entrevista profissional de educação
física:
Esta é Suany Sampaio Andrade,
28, Belém do Pará, profissional de educação física.
1°) - Porque escolheu educação física?
Por ser uma área dinâmica, alegre e por
trabalhar diretamente a área da saúde.
2°) - Qual seu ano de formação? Como
avalia a sua formação profissional do curso de educação física?
Entrou
no ao de 2015 e se formou em 2018. A estrutura da faculdade era ótima, auxiliou
muito, os conhecimentos repassados de diversas maneiras me fizeram vivenciar
profundamente a área, “para mim, foi excelente, porém, desejaria ter tido
contato com mais áreas, ainda, como pilares e alguns esportes”.
3°) - Você já teve alguma experiência em
alguma área antes de terminar o curso de educação física? Quais experiências
enquanto e quanto tempo?
Sim.
“Tive a experiência de fazer anos de
engenharia civil.
4°) - Você possui outra formação?
“Não possuo”.
5°) - Você fez alguma pós-graduação na
área e em que área?
Ainda
não, mas futuramente sim.
6°) - Você trabalha em outro local? Qual a
sua experiência e qual a diferença de atuação?
Sim.
“Atualmente, trabalho em uma rede de construção. É ruim não trabalhar na área
de formação. Mas a pandemia me ensinou a me readaptar, sobrevivência.
7°) - Quais dificuldades encontradas no
decorrer de sua atuação profissional?
Encontrar
emprego com carteira assinada e/ou garantias. Falta de locais públicos
adequados para grandes aulas e evento esportivos.
8°) - Você e satisfeito com a profissão
por algum momento pensou em desistir se sim porque?
Não.
“Quero aprender mais sobre a área. Pensei em desistir nas temporadas baixas de
trabalho (Personal), trabalhar como autônomo gera esses pontos negativos:
instabilidade”.
9°) - Como se mantem atualizado?
Mini
cursos, no momento.
10°) - Qual o papel social que você
enquanto profissional esta desempenhando no seu local de trabalho? Possui
alguma experiência que gostaria de compartilhar?
Em
trabalhos com a juventude, voltados para área religiosa, promovendo eventos,
retiros com alto índice de movimento corpóreo e separado horários dentro dos
eventos para a promoção do movimento.
11°) - O que é educação física para você?
O meio
alegre e eficaz de cuida da saúde.
Entrevista: Jovem atleta
Essa
é a historia de Amabille Mufardini, modelo, artista, mora no estado do Mato
Grosso, pratica vôlei, desde os 12 anos de idade. Atualmente, com 17 anos.
Pratica esta modalidade praticamente todos os dias. Já jogou e treinou com
meninas, meninos e professores. A vontade sempre existiu, gosta muito do
esporte, a entrada no vôlei foi um convite, ela acabou aceitando e desde então
pratica diariamente, se identificou desta atividade.
“Curto
outros esportes sim, como: o handebol e o futsal, justamente pela maneira de
jogarem. Já quis seguir esta profissão, porém, ainda não se tem tanta certeza,
não decide o que quero, mas pretendo ir para o vôlei, me sinto muito bem e é a
minha cara”, disse Amabille.
Já
participou de campeonatos e torneio de vôlei contra outras cidades. Nos anos de
2017, 2018 e 2019. Em 2017 e 2018 chegaram e foram eliminadas nas quartas de
final.
“Já
pensei sim em desistir, tive muitas dificuldades, como por exemplo: problemas
no joelho, porém, com o tempo, voltei a praticar novamente”.
O
vôlei representa em sua minha vida, além do amor é claro, superação,
companheirismo, foi por meio dele que conheceu pessoas importantes e
fundamentais e poder dar valor aqueles momentos em que passou jogando com suas
companheiras de equipe. O vôlei faz praticamente parte de tudo o que ela mesmo
faz.
Referencias Bibliográficas:
http://fcunha.com.br/index.php/tecnico-treinador-ou-professor/
https://www.selecoes.com.br/superdicas/como-aproveitar-treino-de-academia/
https://www.confef.org.br/confef/conteudo/16
https://www.efdeportes.com/efd145/o-processo-historico-da-educacao-fisica.htm
https://www.grupoescolar.com/pesquisa/historia-da-educacao-fisica-no-brasil.html
https://www.grupoescolar.com/pesquisa/historia-da-educacao-fisica-no-brasil.html
Comentaris