Campos de atuação dos professores de Educação Física

A educação física é uma profissão onde o profissional pode atuar em vários ramos, seja como professor da área, treinador de futebol, em academias, em órgãos públicos municipais, corridas, caminhadas, entre outros mais. Porém, cada um tem o seu propósito.

Um professor de educação física dar aulas para alunos que queiram ingressar, seja no ensino fundamental, ensino médio de uma escola estadual ou particular e até mesmo em faculdades, como no ensino superior e pós-graduação que é uma especialização a mais dessa área de atuação profissional.

Para exercer este cargo é preciso que o profissional tenha formação na área de educação física onde são 4 anos de formação.

“Professor é o que ensina uma ciência, uma arte e disciplina, é um mestre, para levar todo tipo de conhecimento a demais pessoas”, ressalta Ferreira, 1.995, p.531.

O técnico de futebol é uma entre as profissões mais espetaculares que existem. O comandante fica, seja na beira de um campo de futebol, areia, quadra, salão, vôlei, orientando seus jogadores, atletas, a fazerem um só objetivo, ganhar a partida.

O trabalho de um técnico começa lá no cetro de treinamento do clube. Toda a sua preparação, sua contratação, a chegada até conhecer o grupo, toda comissão técnica, iniciar os treinamentos, as tarefas a serem executadas profissionalmente. Um trabalho muito árduo, até chegar a conquistar títulos e mais títulos pela sua equipe.

No Brasil, existe uma cultura de que se o treinador não vai vem, ele é demitido do seu cargo, criou-se uma cultura de onde, principalmente em clube grande de futebol, se não ganha, é mandado embora ou até mesmo pede demissão por conta própria por não aguentar tanto a pressão assim. Também existem a diferença de salários, uns recebem uma fortuna, outros salários bem baixos.

Para (FIFA, entre 2003 e 2006), um treinador é o profissional encarregado de se fazer um treinamento e a formação de uma equipe, em qualquer modalidade esportiva, seja, ela futebol, voleibol, basquetebol, handebol, entre outras mais. Seu objetivo é preparar os times para se obter um bom rendimento e conseguir por meio do trabalho ótimo resultados. O técnico é um especialista nas direções, tanto, técnicas, quanto táticas, além de ser responsável pelo desenrolar psicológico e físico do atleta. As tarefas podem, contudo, serem ampliadas em demais funções de suas próprias competências.

Um profissional de academia, por exemplo, ajuda e colabora com pessoas para terem um bom hábito de vida e até mesmo alimentar. Não é um médico especificamente, mas uma pessoa que vai treinar esta pessoa para ter uma vida de alta qualidade e saudável.

Ao entrar em uma academia, a pessoa está com o propósito de emagrecer, ou seja, perder alguns quilinhos a mais. Nem sempre é por isto, existem vários outros motivos que levam as pessoas a praticarem esse tipo de exercício físico.

Existem vários tipos de exercícios em uma academia. Uns para levantar pesos, esticar as pernas, levantar o busto. Movimentar os braços, a cintura, o tórax, entre outros mais.

Especialistas de universidades norte-americanas, como a de Universidade de Vermont, EUA, (Estados Unidos)    recomendam um certo tipo de procedimento antes mesmo de praticar esse exercício. Levantar de manhazinha, estar bem disposto é uma atitudes que facilitam e muito, malhar, principalmente no período da manhã. Manter seu ritmo habitual do cotidiano também é fundamental. Faça uso de bebidas naturais, como o suco de cereja ou de maça, no mínimo duas vezes por dia, isso ajuda e muito. Aumentar a sua intensidade. Aqueça antes de fazer exercícios. Ouvir música durante o treinamento alivia, você se sente mais a vontade. Beba apenas água, pois atletas necessitam de muito sódio e de líquidos. Prepare uma bola com seus utensílios, como tênis, toalhas, curativos, adesivos, entre outros.

Os profissionais de educação física que atuam em órgãos públicos tem uma responsabilidade tamanha. É responsável por todos os eventos esportivos da prefeitura. Seja campeonatos, treinamentos, eventos, inaugurações de quadras poli esportivas, as escolinhas de times e clubes de futebol, entre outros mais.

Já aqueles profissionais que atuam em corridas e caminhadas, são os responsáveis em treinar os atletas para serem esportivas competitivos. Os treinos são feitos semanalmente, o treinador acompanha e monitora o atleta. Seu desempenho, rendimento até levar o corredor a participar de grandes eventos, seja na sua cidade ou região.

São vários ramos de atuação de um profissional de educação física. Cada um com o seu propósito de realizar metas e objetivos a serem almejados e alcançados. Uma profissão e tanto.

 

Historia da educação física no mundo:

 

A educação física tem seu surgimento, na China, um homem viu a necessidade de lutar, e caçar para sua própria sobrevivência. Contudo, ele colocou em prática algumas técnicas, por meio da ciência, fez movimentos comuns, todos podem fazer, os chamados movimentos corporais, corrida, arremesso, empurra, puxar, entre outros. Sua origem mais remota, foi a cerca de 3.000 anos antes da vinda de Jesus Cristo. Porquanto, um imperador com nome de Hoang Ti, era um guerreiro, na época, pensando no progresso do povo, na ocasião, apostou e investiu em exercícios físicos com intuito de se praticar terapias, por exemplo. Vários países começaram a adotar o mesmo método que pegou, de fato, Índia, Japão, Grécia, Egito, até Roma (Itália).

A educação física surge no renascimento apesar de ser proibida anteriormente, no Cristianismo pela não exibição do corpo, teve uma certa continuação e salto na profissão. A admiração para se ter um bom corpo antes proibida, teve o renascimento com Leonardo da Vinci nos entre o ano de 1.432 a 1.519. As obras de arte, como estátuas, o aparecimento da autonomia, passo esse fundamental para se dar anatomia a educação física. Suas introduções nas escolas tiveram iniciativas em um nível de disciplinas consideradas intelectuais, no período de Vittorino da Feltre entre os anos de 1.378-1.466.

No entanto, surgiu a escola La Casa Giocosa , onde o primeiro conteúdo programático da área da educação física foram a prática de exercícios físicos, no ano de 1.423.

Na Inglaterra, o iluminismo era contrária ao uso do poder no campo social. A partir dai, novas ideias foram aparecendo, com dois nomes que foram destaques, nesse período. Um deles, Rousseau, introduziu a educação física necessária, fazendo assim, uma educação física infantil, nas escolas para crianças. Já, Pestalozzi, foi um dos primeiros educadores e criou-se consigo dois elementos para se ter na prática de exercícios, são eles: a posição e a execução perfeita, cada um com o seu propósito.

Vários educadores tiveram suas definições para com o exercícios da profissão. Grandes nomes, como na escola alemã, Johann Cristoph Friederick Guts Muths, um pedagogo, considerado pai da ginástica na área da pedagogia. Um sócio-patriótica, chamado, Friedercik Ludwing Jahn, tinha um fundamento ressaltado em sua frase: “viver quem é de fato forte”. O fundador da Ginastica Olímpica, criou a modalidade das barras fixas e paralelas e a montagem e a execução e atividade do cavalo também na área.

Outras modalidades foram surgindo com o decorrer do tempo, como a ginastica sueca que foi justamente o verdadeiro trampolim, atualmente, se tornou a ginástica. O criador deste esporte foi Per Henrick Ling entre os anos de 1.766 e 1.839. Quatro partes foram divididas por Ling, na educação física, são elas:

Pedagogia, voltada diretamente para a saúde das pessoas, evitado, contudo, vícios e outras doenças;

A área Militar, inclui-se assim o tiro e a esgrima, que é a arte de se jogar com armas da cor branca;

A área médica, tem a ver com a pedagogia, e também evitar doenças;

Por fim, a estética, preocupada com o corpo humano;

A escola Francesa pode se citar variados elementos. Um autor e fundador, com o nome de, Amorós y Ondeano, fez uma certa divisão na ginástica em cinco partes, são elas: industrial, militar, médica, cênica e civil. Outro autor, Georges Herbert  entre os anos de 1.875 e 1.957, tinha em mente uma tese de que a educação física deveria se fazer uma apologia com movimentos naturais do próprio corpo do ser humano com movimentos, são eles: corrida, natação, salto, ente outros.

A escola inglesa, tinha como basear nos jogos e nos esportes. Thomas Arnold, criou novamente os jogos olímpicos. O treinamento militar foi um dos principais fatores de influência dessa escola.

Com essa reprodução de novas ideias pelo mundo a fora, destas grandes escolas, a profissão de educação física passou a ser mais procurada e reconhecida. Aos poucos foi-se conquistando o seu espaço, obteve cunho científico, e se torno indispensável na vida da população em geral, com todas as suas gerações, seja, crianças, jovens e idosos.

Várias mudanças ocorreram com o passar dos anos, sobretudo, antigamente até chegar aos dias atuais, de uma maneira rápida e abrangente, sabe-se que a informação tem uma velocidade, tudo se é transmitido, passado, com certas facilidades e acessos a novos estudos no campo de atuação do ramo profissional. Tudo isso, se passa por um procedimento, mudanças e alterações.

Sua evolução se deu por vários momentos, tanto positivos, quanto, negativos. Pode se observar uma certa construção do conceito de educação física, ocupando-se assim, uma certa posição até de destaque dentro da sociedade. Suas fases, porém, tornaram-se a verdadeira prática física, em vários lugares, como: a escola, por exemplo, um profissionalismo evidente em se difundir cada vez mais com métodos definidos.

A regulamentação da profissão de educação física se deu a partir do ano de 1.998, o verdadeiro acesso a mesma, proporciona, uma escalar maior para direito da população em geral, indiferente de classe social, cor, religião, opção sexual, idade, e ou até mesmo algum tipo de deficiência física, motora e até mesmo a mental.

 

Educação física no Brasil

 

A educação física é uma disciplina voltada a educação brasileira para um desenvolvimento e engajamento de estudantes que se especializam no ramo do mundo esportivo.

Na escola, sua história, no Brasil teve início em uma época bem conservadora no país. Sua introdução começou com as chamadas e conhecidas fileiras militares, seguidas de várias recomendações médicas. Os principais professores idealizadores desta profissão, no país, eram soldados que colocavam em prática da ginástica, na ocasião, com o nome de Imperatriz Dona Leopoldina.

Nos anos de 1.559 e 1.759, surgiram os primeiros núcleos desta disciplina, de certa maneira estruturada no Brasil. Em um bom período de tempo, a educação física teve ligação ao movimento corporal e á prática de atividades esportivas, como: a peteca, o arco e flecha, além de atividades recreativas.

Já no ano de 1.824, por meio de uma publicação da Primeira Constituição, do país, foi se instituído pelo Império que firmou a obrigatoriedade para a prática do exercício da profissão, nas escolas brasileiras, de maneira gratuita, porém, sem uma certa preocupação com a atividade física.

Uma escola, com localização, em São Paulo, a Escola Normal da Praça da República, já ministrava aulas de educação física, porém, demorou muito para que a profissão fosse definitivamente reconhecida como uma fundamental prática, na área da educação, apenas no ano de 1.846.

Dentro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional, algumas disciplinas foram nomeadas sob orientação teórica, para que só houvesse reprova por faltas, nas disciplinas, inclusive, a educação física.

No entanto  profissão foi conquistando o seu espaço, obteve um programa de aulas que contemplavam a prática de atividades físicas, como, por exemplo: a ginástica, os jogos, as danças e a própria recreação. Seu principal método é a de despertar hábitos saudáveis e melhor qualidade de vida, além do equilíbrio e o desenvolvimento do corpo e do espírito.

Há exatos, 24 anos, desde 1.996, está em vigor o currículo para exercer a profissão. Todas as escolas do Brasil tem esta disciplina aplicada aos alunos, sem diferença em qualquer hipótese, seja de sexo e porte físico. A história da regulamentação da profissão, no país, é dividida em três tópicos, são eles:

Os profissionais que escreviam sobre sua necessidade, porém, sem o desenvolvimento de ação de seu próprio sentido.

Na década de 1.980, quanto entrou em vigor a lei da regulamentação, em seguida, vetada pelo Presidente da República, na ocasião, João Figueiredo.

Por último, relacionada ao processo de regulamentação com aval e aprovação do Congresso e feito pelo ato do Presidente da República, em 01/09/1998. Publicado, um dia após, no dia 02 de setembro daquele mesmo ano.

O exercício da profissão de educação é regido, assim como em todas as demais profissões, suas leis que precisam serem cumpridas.

Conselhos Regionais e Federal dos Titulados em Educação Física e Desportos:

É de total responsabilidade e interesse profissionais da área a criação de Conselhos Federal e Regionais, ambos que diz respeito ao mesmo.

É lícito ao profissional de educação física, saber e se inteirar do código de ética da profissão para as próprias relações com outros profissionais da área, seja o âmbito particular e ou até mesmo no ramo oficial.

 

Entrevistas:

 

Entrevista profissional de educação física:

 

Esta é Suany Sampaio Andrade, 28, Belém do Pará, profissional de educação física.

 

1°) - Porque escolheu educação física?

Por ser uma área dinâmica, alegre e por trabalhar diretamente a área da saúde.

2°) - Qual seu ano de formação? Como avalia a sua formação profissional do curso de educação física?

Entrou no ao de 2015 e se formou em 2018. A estrutura da faculdade era ótima, auxiliou muito, os conhecimentos repassados de diversas maneiras me fizeram vivenciar profundamente a área, “para mim, foi excelente, porém, desejaria ter tido contato com mais áreas, ainda, como pilares e alguns esportes”.

3°) - Você já teve alguma experiência em alguma área antes de terminar o curso de educação física? Quais experiências enquanto e quanto tempo?

Sim. “Tive a experiência de fazer  anos de engenharia civil.

4°) - Você possui outra formação?

“Não possuo”.

5°) - Você fez alguma pós-graduação na área e em que área?

Ainda não, mas futuramente sim.

6°) - Você trabalha em outro local? Qual a sua experiência e qual a diferença de atuação?

Sim. “Atualmente, trabalho em uma rede de construção. É ruim não trabalhar na área de formação. Mas a pandemia me ensinou a me readaptar, sobrevivência.

7°) - Quais dificuldades encontradas no decorrer de sua atuação profissional?

Encontrar emprego com carteira assinada e/ou garantias. Falta de locais públicos adequados para grandes aulas e evento esportivos.

8°) - Você e satisfeito com a profissão por algum momento pensou em desistir se sim porque?

Não. “Quero aprender mais sobre a área. Pensei em desistir nas temporadas baixas de trabalho (Personal), trabalhar como autônomo gera esses pontos negativos: instabilidade”.

9°) - Como se mantem atualizado?

Mini cursos, no momento.

10°) - Qual o papel social que você enquanto profissional esta desempenhando no seu local de trabalho? Possui alguma experiência que gostaria de compartilhar?

Em trabalhos com a juventude, voltados para área religiosa, promovendo eventos, retiros com alto índice de movimento corpóreo e separado horários dentro dos eventos para a promoção do movimento.

11°) - O que é educação física para você?

O meio alegre e eficaz de cuida da saúde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrevista: Jovem atleta

 

Essa é a historia de Amabille Mufardini, modelo, artista, mora no estado do Mato Grosso, pratica vôlei, desde os 12 anos de idade. Atualmente, com 17 anos. Pratica esta modalidade praticamente todos os dias. Já jogou e treinou com meninas, meninos e professores. A vontade sempre existiu, gosta muito do esporte, a entrada no vôlei foi um convite, ela acabou aceitando e desde então pratica diariamente, se identificou desta atividade.

“Curto outros esportes sim, como: o handebol e o futsal, justamente pela maneira de jogarem. Já quis seguir esta profissão, porém, ainda não se tem tanta certeza, não decide o que quero, mas pretendo ir para o vôlei, me sinto muito bem e é a minha cara”, disse Amabille.

Já participou de campeonatos e torneio de vôlei contra outras cidades. Nos anos de 2017, 2018 e 2019. Em 2017 e 2018 chegaram e foram eliminadas nas quartas de final.

“Já pensei sim em desistir, tive muitas dificuldades, como por exemplo: problemas no joelho, porém, com o tempo, voltei a praticar novamente”.

O vôlei representa em sua minha vida, além do amor é claro, superação, companheirismo, foi por meio dele que conheceu pessoas importantes e fundamentais e poder dar valor aqueles momentos em que passou jogando com suas companheiras de equipe. O vôlei faz praticamente parte de tudo o que ela mesmo faz.

 

 

 

 

 

 

 

Referencias Bibliográficas:

 

http://fcunha.com.br/index.php/tecnico-treinador-ou-professor/

https://www.selecoes.com.br/superdicas/como-aproveitar-treino-de-academia/

https://www.confef.org.br/confef/conteudo/16

https://www.efdeportes.com/efd145/o-processo-historico-da-educacao-fisica.htm

https://www.grupoescolar.com/pesquisa/historia-da-educacao-fisica-no-brasil.html

https://www.grupoescolar.com/pesquisa/historia-da-educacao-fisica-no-brasil.html

 

Por Giovani Rogério.

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