“O jornalismo e suas particularidades na atuação da profissão”


 Habilidades e conhecimentos no jornalismo:

 

 

O essencial no jornalismo é a capacidade em encontrar uma informação bastante valiosa, seja na internet, para os internautas, na televisão para os telespectadores e ouvintes ara o rádio, e bem rápido ao transmitir tudo isto a eles, ou seja, o jornalista tem que ser sociável, e possuir um amplo conhecimento de círculos conhecidos tendo sempre como base suas fontes.

É crucial ao se assar uma informação em uma linguagem viva, se criar manchetes e dominar as técnicas jornalísticas. Com mais e mais dados, porém, os próprios dados podem ser considerados como um conjunto de características. O comunicador necessita ser um especialista na matéria, no que está falando, para que a sociedade possa compreender da melhor maneira possível o recado.

A imprensa mundial, corporativa, emprega cientistas de dados. Em algumas redações, as habilidades são uma vantagem no ramo jornalístico, sobretudo, ao selecionar um candidato em uma possível posição.

Além disto, o jornalista, tem que dominar as ferramentas para se criar pesquisas completas e abrir um campo de informações através de novos materiais. Ao se escrever uma notícia, por exemplo, com base em fatos, e obter aprimoramento em uma especialidade de área.

 

 

Resultados alcançados:

 

·         Um catálogo de documentos com uma função de pesquisa por número e nome foi desenvolvido

·         Biblioteca online criada

·         Pesquise notícias populares na matriz de dados

·         Um painel interativo com as principais métricas do projeto foi desenvolvido

·         A base foi preparada para a implantação de um sistema de BI na empresa

·         Examinou os principais produtos do Tableau necessários para realizar o trabalho

·         Realizou-se pesquisa jornalística e preparou-se um artigo para publicação.

 

Habilidades chave:

 

·         Trabalhando com bibliotecas analíticas numpy, scipy e pandas

·         Visualização de dados com bibliotecas marítimas, plotly e matplotlib

·         Análise de dados estatísticos

·         Aplicação de algoritmos básicos para processamento de dados

·         Análise de dados de sites e fontes externas

·         Automação de processos de recuperação de dados para relatórios

·         Visualização de relatórios, dados e resultados de análises

·         Análise da dinâmica das mudanças nos painéis

·         Usando parâmetros, combinando fontes múltiplas

·         Funções LOD, ações definidas, ações de parâmetros

·         Desenvolvimento de painel

·         Conectando-se a bancos de dados SQL

 

Qualidade na informação jornalística:

 

Toda informação deve ser de qualidade no ramo jornalístico. Os fundamentos disto, tem sido um assunto não tanto falado na área científica. No entanto, o esforço da academia, apesar de crítico, acaba perdendo eficácia quando não se consegue diferenciar o bom do mau jornalismo, o que acaba condenando a mídia de maneira geral. Isso faz com que se tenha um certo preconceito da mesma ao invés de transformá-la. Nas universidades de jornalismo, este erro ainda persiste, o que coloca os estudantes frente a um dilema em acreditar na profissão, o que não deixa de ser um direito deles, mas é uma teoria que fica vaga e nega a razão do profissional.

 

Coerência ética profissional:

 

Dentro de qualquer área ou atividade exercida elo ser humano, existem éticas que devem ser seguidas, pois, elas têm características de um conjunto de regras em que se estabelecem determinados limites. Dentro do jornalismo, não se é diferente, até porque, um jornal, como exemplo, tem um grande poder em mudar e formar opiniões diversas dentro de uma sociedade. Entretanto, os valores éticos necessitam ser seguidos ara que as pessoas envolvidas não saiam prejudicadas.

Um jornalismo sem ética, é como um mundo sem regras, violações, desorganização, e que podem inclusive até atrair desavenças entre os pprios profissionais da área, e a manipulação de informações. Contudo, a importância ética jornalística é indispensável. O Código de Ética do Jornalista Brasileiro, fundado no ano de 1.949, com foco em servir como base a todos os profissionais do ramo. O documento em si auxilia os jornalistas a estabelecer diretrizes que protegem os mesmos e seus direitos.

Em contrapartida, um jornalismo de verdade tem que ter responsabilidade, coerência, com os acontecimentos, e crucial que aborde a verdade de fato, o que realmente está acontecendo sem interferências em seus textos, com informações completamente exatas, verificadas e com opiniões expostas com honestidade. A credibilidade profissional vai além do que está nestes detalhes em um telejornal.

A liberdade de expressão é muito usada nos veículos de comunicação, mas é um direito empregado sem critérios na grande maioria das vezes e até sem critério, e sem responsabilidades. Em algumas ocasiões a falta de seriedade nos casos que são mostrados nos meios de comunicação ao se cobrir algo.

Alguns noticiários acabam até mesmo sem desfecho, seja em alguma busca, ou apreensão, o calor do momento em determinadas ocasiões faz com que o profissional jornalista se deixe levar por interferências externas e que surgem por pressão até mesmo do veículo de comunicação, o que ode inclusive terminar um fato com um final trágico, ou seja, ao invés de apenas assar a informação de maneira adequada, ode inclusive atrapalhar o ocorrido, como em uma operação policial, por exemplo, uma fuga, um acidente, entre outros, pensando apenas na audiência e em si pprios.

A imprensa tem grande poder sobre a sociedade. O jornalista não ode em hipótese alguma colocar em risco a integridade das fontes e dos profissionais. Além disto, é considerado crime de acordo com o Código de Ética, até mesmo infligir a imagem de alguma pessoa, e o seu direito à privacidade do indivíduo.

A ética jornalística para os profissionais da comunicação é de extrema importância. Na prática, por exemplo, da ara se observar a falta de responsabilidade social, e a falta de empatia que prejudicam e muito o andamento de um fato.

Um exemplo clássico, foi o caso Eloá, em São Paulo, a busca gananciosa ela audiência e ela fama em pareciam superar qualquer código de regra ética.

No entanto, é fundamental que os jornalistas atuais e do futuro, arem e pensem sobre tudo isto, a importância da ética na profissão, e que de fato estudem mais o Código de Ética e tenham em mente que além do sensacionalismo, a audiência, existem pessoas que necessitam ter suas imagens resguardadas.

 

Fatos desconhecidos: o que são?

 

Os fatos desconhecidos são aqueles em que o público jamais imaginou que possa acontecer ou já ocorreu, por algum motivo ou outro, ou seja, é quando você senta em seu sofá ara ver coisas novas, inovadoras, como as novas tecnologias, por exemplo, que vieram de fato ara se mudar a história da humanidade. É algo extremamente importante que a sociedade em si precisa estar ciente do que está acontecendo ao seu arredor, coisas curiosas que deixam qualquer um de queixo caído.

Inovação transversal no jornalismo:

 

Imaginem nos meios de notícias de hoje, quantos sites, revistas e jornais fazem arte da vida do leitor?. É o considerado hoje, jornalismo inovador que tem crescido a olhos nu ela sociedade.

Existem vários portais de notícias, redes sociais que estão tomando o lugar da grande mídia em geral. O jornalismo em si se divide em gavetas, como: (cultura, política, economia, cidades, tecnologia), fatos estes que de certa maneira facilitam o entendimento, porém, o limita bastante. É por conta desta chamada inovação que se forma a sobreposição, ser transdisciplinar, até mesmo do que uma visão de maneira fragmentada e tradicional.

Nos dias atuais, o que se tem notícia de inovação não se conta nos dedos. Ao se tratar de uma técnica inovadora, a matéria ode inclusive aparecer em uma página de tecnologia, por exemplo, abordar um tema em uma empresa inovadora, os jornalistas no ramo do negócio irão se interessar elo conteúdo, e suas diretrizes para incentivar a própria inovação. A editoria de política trata de resultados financeiros de determinada iniciativa, uma verdadeira pauta de economia e ode surgir. Em contrapartida, uma reportagem mais ampla, que se proponha a fazer conexões políticas para inovação, em determinada contexto econômico, sem contar com a participação de atores de diferentes esferas dentro do ciclo da inovação ode trazer dificuldades em até mesmo se encaixar em uma só editoria.

Como ocorre em temas diferentes, a ampliação da cobertura jornalística traz alguns passos atrás da expansão do próprio conceito de inovação. Até hoje, o Brasil inova pouco, ocupa o 49° no ranking criado elo Fórum Econômico Mundial, em termos de inovação.

Na última década a cultura de inovação parece se expandir de maneira visível entre empresas, o Governo e universidades. Inseridos dentro deste contexto, aos poucos os atores da imprensa acabam por perceber esse tio de transformação e a levam em pauta. Ao mesmo temo que, em um procedimento cíclico, a medida que aumenta a cobertura da inovação, também aumenta o valor percebido do tema para o seu público.

Esse fenômeno tem a ver com os estudos de Comunicação Social e Sociologia, definido como interacionismo simbólico. Os fatos têm significados para as pessoas, que constroem e mudam essas significações, através da interação social e suas interpretações. A mídia está dentro deste contexto social.

Porquanto, quanto a imprensa percebe a relevância da inovação e a legítima em suas páginas, por exemplo, acaba por reforçando o valor percebido na sociedade sobre o tema.

A comunicação em si tem como base a própria inovação, criar, implantar coisa nova. No entanto, se é preciso ter a capacidade em formular entendimento sobre essa novidade através da linguagem. Somente por meio da comunicação que o novo encontra a tão sonhada aceitação entre as pessoas, e organizações.

Especificamente, o jornalismo está entre as diversas maneiras de comunicação. Com o foco em transportar ara uma linguagem do dia-a-dia os acontecimentos em meios especializados, principalmente, quando abordam o tema “inovação”.  Os jornalistas são os atores que contribuem em grande escala os determinados entendimentos, ou seja, são de fato o que apertam os aceleradores ara expandir uma cultura de inovação.

 

Segundo uma pesquisa feita com 20 pessoas elo WhatsApp:

 

1.    A grande mídia tem coerência ética?

(X )  sim 

(   ) não

Os entrevistados ressaltaram que a grande mídia tem coerência ética, apesar de não terem o devido conhecimento prévio obre o assunto.

2.    Você já viu algum fato desconhecido?

( X ) sim

(   ) não

Todo mundo já ouviu ou viu algum acontecimento desconhecido, seja algo novo, inovador.

3.    O jornalismo digital já superou as grandes mídias, como: rádio, TV, entre outros?

(X ) sim

(   ) não

De acordo, com a maioria, o jornalismo digital, como youtube, facebook, twitter, Instagram, LinkedIm, entre outros, já estão superando a grande mídia; obs: (nem todos são jornalistas graduados), os youtubers, por exemplo.

Por Giovani Rogério.

 

Entrevista jornalística sobre o tema:

 

Entrevista com Jo, jornalista graduado.

 

4.    Qual ou quais as habilidades essenciais no jornalismo?

 

“Apenas a habilidade da vocação é necessária”.

5.    A qualidade na informação é o diferencial no jornalismo e porquê?

“Sim. Informar é o ato de trazer a alguém o que é novo, inovador e surpreendente”.

6.    Em sua opinião, a grande mídia brasileira tem coerência ética na profissão de jornalista?

“Infelizmente não. Claro, sem generalizar”.

7.    O que você considera um fato desconhecido e o quanto isto ode impactar uma sociedade?

“Fato desconhecido é a enigmatização. Aquilo que ninguém, ainda, sabe ou soube. Matéria impacta a sociedade, justamente por provocar nos cidadãos reações adversas. Por isto, ao informar, é preciso atentar a qualidade e dinamismo”.

8.    Em seu modo de ver, a inovação transversal no jornalismo veio para ajudar o ramo e porquê?

“Não trouxe novidade. Nem causou estranheza. Porque, parte da população, não consegue acompanhar o protótipo inovador ou o desconhece”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes pesquisadas:

 

https://www.transportesemrevista.com/habilidades-e-conhecimentos-necessarios/

 

https://www.observatoriodaimprensa.com.br/armazem-literario/a-qualidade-na-informacao-jornalistica/

 

https://medium.com/hiperlab/a-import%C3%A2ncia-da-%C3%A9tica-no-jornalismo-1832ec6ecf0c

 

https://blog.openstartups.net/2013/03/24/jornalismo-da-inovacao-o-desafio-de-pautar-um-tema-transversal/

https://www.google.com/search?q=coerencia+etica+jornalismo&sxsrf=ALiCzsakON_rZFvlTvKpxIrepHTlKsbHGg:1655341906487&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiYlcWS5bD4AhU4spUCHZ1eBxAQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1366&bih=657&dpr=1#imgrc=2HK8sTZgl9zEfM

 

https://www.google.com/search?q=Inova%C3%A7%C3%A3o+transversal+no+jornalismo%3A&tbm=isch&ved=2ahUKEwi3-s-85bD4AhUIN7kGHVGYAFEQ2-cCegQIABAA&oq=Inova%C3%A7%C3%A3o+transversal+no+jornalismo%3A&gs_lcp=CgNpbWcQAzoECCMQJzoECAAQGFCuB1iuB2D_DGgAcAB4AIAB9wGIAasDkgEFMC4xLjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZ8ABAQ&sclient=img&ei=qoOqYrf9LIju5OUP0bCCiAU&bih=657&biw=1366#imgrc=Ds9dOylSVG4vyM

 

 

 

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