“O jornalismo e suas particularidades na atuação da profissão”
Habilidades e conhecimentos no jornalismo:
O essencial no jornalismo é a capacidade em
encontrar uma informação bastante valiosa, seja na internet, para os
internautas, na televisão para os telespectadores e ouvintes ara o rádio, e bem
rápido ao transmitir tudo isto a eles, ou seja, o jornalista tem que ser
sociável, e possuir um amplo conhecimento de círculos conhecidos tendo sempre
como base suas fontes.
É crucial ao se assar uma informação em uma
linguagem viva, se criar manchetes e dominar as técnicas jornalísticas. Com mais
e mais dados, porém, os próprios dados podem ser considerados como um conjunto
de características. O comunicador necessita ser um especialista na matéria, no
que está falando, para que a sociedade possa compreender da melhor maneira possível
o recado.
A imprensa mundial, corporativa, emprega cientistas
de dados. Em algumas redações, as habilidades são uma vantagem no ramo jornalístico,
sobretudo, ao selecionar um candidato em uma possível posição.
Além disto, o jornalista, tem que dominar as
ferramentas para se criar pesquisas completas e abrir um campo de informações através
de novos materiais. Ao se escrever uma notícia, por exemplo, com base em fatos,
e obter aprimoramento em uma especialidade de área.
Resultados alcançados:
·
Um catálogo de documentos com uma função de
pesquisa por número e nome foi desenvolvido
·
Biblioteca online criada
·
Pesquise notícias populares na matriz de dados
·
Um painel interativo com as principais métricas do
projeto foi desenvolvido
·
A base foi preparada para a implantação de um
sistema de BI na empresa
·
Examinou os principais produtos do Tableau
necessários para realizar o trabalho
·
Realizou-se pesquisa jornalística e preparou-se um
artigo para publicação.
Habilidades chave:
·
Trabalhando com bibliotecas analíticas numpy, scipy
e pandas
·
Visualização de dados com bibliotecas marítimas,
plotly e matplotlib
·
Análise de dados estatísticos
·
Aplicação de algoritmos básicos para processamento
de dados
·
Análise de dados de sites e fontes externas
·
Automação de processos de recuperação de dados para
relatórios
·
Visualização de relatórios, dados e resultados de
análises
·
Análise da dinâmica das mudanças nos painéis
·
Usando parâmetros, combinando fontes múltiplas
·
Funções LOD, ações definidas, ações de parâmetros
·
Desenvolvimento de painel
·
Conectando-se a bancos de dados SQL
Qualidade na informação jornalística:
Toda
informação deve ser de qualidade no ramo jornalístico. Os fundamentos disto,
tem sido um assunto não tanto falado na área científica. No entanto, o esforço
da academia, apesar de crítico, acaba perdendo eficácia quando não se consegue
diferenciar o bom do mau jornalismo, o que acaba condenando a mídia de maneira
geral. Isso faz com que se tenha um certo preconceito da mesma ao invés de transformá-la.
Nas universidades de jornalismo, este erro ainda persiste, o que coloca os
estudantes frente a um dilema em acreditar na profissão, o que não deixa de ser
um direito deles, mas é uma teoria que fica vaga e nega a razão do profissional.
Coerência ética profissional:
Dentro
de qualquer área ou atividade exercida elo ser humano, existem éticas que devem
ser seguidas, pois,
elas têm características de um conjunto de regras em que se estabelecem
determinados limites. Dentro do jornalismo, não se é diferente, até porque, um
jornal, como exemplo, tem um grande poder em mudar e formar opiniões diversas
dentro de uma sociedade. Entretanto, os valores éticos necessitam ser seguidos
ara que as pessoas
envolvidas não saiam prejudicadas.
Um
jornalismo sem ética, é como um mundo sem regras, violações, desorganização, e
que podem
inclusive até atrair desavenças entre os próprios profissionais da área, e a manipulação
de informações. Contudo, a importância ética jornalística é indispensável. O Código
de Ética do Jornalista Brasileiro, fundado no ano de 1.949, com foco em servir
como base a todos os profissionais do ramo. O documento em si auxilia os
jornalistas a estabelecer diretrizes que protegem os mesmos e seus direitos.
Em
contrapartida, um jornalismo de verdade tem que ter responsabilidade, coerência,
com os acontecimentos, e crucial que aborde a verdade de fato, o que realmente
está acontecendo sem interferências em seus textos, com informações completamente
exatas, verificadas e com opiniões expostas com honestidade. A credibilidade profissional
vai além do que está nestes detalhes em um telejornal.
A
liberdade de expressão é muito usada nos veículos de comunicação, mas é um
direito empregado sem critérios na grande maioria das vezes e até sem critério,
e sem responsabilidades. Em algumas ocasiões a falta de seriedade nos casos que
são mostrados nos meios de comunicação ao se cobrir algo.
Alguns
noticiários acabam até mesmo sem desfecho, seja em alguma busca, ou apreensão,
o calor do momento em determinadas ocasiões faz com que o profissional
jornalista se deixe levar por interferências externas e que surgem por pressão
até mesmo do veículo de comunicação, o que ode inclusive terminar um fato com
um final trágico, ou seja, ao invés de apenas assar a informação de maneira
adequada, ode inclusive atrapalhar o ocorrido, como em uma operação
policial,
por exemplo,
uma fuga, um acidente, entre outros, pensando apenas na audiência e em si próprios.
A
imprensa
tem grande poder
sobre a sociedade. O jornalista não ode em hipótese alguma colocar em risco a
integridade das fontes e dos profissionais. Além disto, é considerado crime
de acordo com o Código de Ética, até mesmo infligir a imagem de alguma pessoa,
e o seu direito à privacidade do indivíduo.
A
ética jornalística para os profissionais da comunicação é de extrema importância.
Na prática,
por exemplo,
da ara se observar a falta de responsabilidade social, e a falta de empatia
que prejudicam
e muito o andamento de um fato.
Um
exemplo clássico, foi o caso Eloá, em São Paulo, a busca gananciosa ela audiência e
ela fama em pareciam
superar qualquer
código de regra ética.
No
entanto, é fundamental que os jornalistas atuais e do futuro, arem e pensem
sobre tudo isto, a importância da ética na profissão, e que de fato estudem
mais o Código de Ética e tenham em mente que além do sensacionalismo, a audiência,
existem pessoas que necessitam ter suas imagens resguardadas.
Fatos desconhecidos: o que são?
Os
fatos desconhecidos são aqueles em que o público jamais imaginou que possa
acontecer ou já ocorreu, por algum motivo ou outro, ou seja, é
quando você senta em seu sofá ara ver coisas novas, inovadoras, como as novas
tecnologias, por
exemplo, que vieram de fato ara se mudar a história da humanidade. É algo
extremamente importante que a sociedade em si precisa
estar ciente do que está acontecendo ao seu arredor, coisas curiosas que deixam
qualquer um de queixo caído.
Inovação transversal no jornalismo:
Imaginem
nos meios de notícias de hoje, quantos sites, revistas e jornais fazem arte da
vida do leitor?. É o considerado hoje, jornalismo inovador que tem crescido a
olhos nu ela sociedade.
Existem
vários portais
de notícias, redes sociais que estão tomando o lugar da grande mídia em geral. O
jornalismo em si se divide em gavetas, como: (cultura, política, economia, cidades,
tecnologia), fatos estes que de certa maneira facilitam o entendimento, porém,
o limita bastante. É por conta desta chamada inovação que se forma a sobreposição,
ser transdisciplinar, até mesmo do que uma visão de maneira fragmentada e
tradicional.
Nos dias
atuais, o que se tem notícia de inovação não se conta nos dedos. Ao se tratar
de uma técnica inovadora, a matéria ode inclusive aparecer em uma página de
tecnologia, por exemplo, abordar um tema em uma empresa inovadora, os
jornalistas no ramo do negócio irão se interessar elo conteúdo, e suas
diretrizes para incentivar a própria inovação. A editoria de política trata de
resultados financeiros de determinada iniciativa, uma verdadeira pauta de
economia e ode surgir. Em contrapartida, uma reportagem mais ampla, que se proponha
a fazer conexões políticas para inovação, em determinada contexto econômico,
sem contar com a participação de atores de diferentes esferas dentro do ciclo
da inovação ode trazer dificuldades em até mesmo se encaixar em uma só
editoria.
Como ocorre
em temas diferentes, a ampliação da cobertura jornalística traz alguns passos
atrás da expansão do próprio conceito de inovação. Até hoje, o Brasil inova pouco,
ocupa o 49° no ranking criado elo Fórum Econômico Mundial, em termos de
inovação.
Na última
década a cultura de inovação parece se expandir de maneira visível entre empresas,
o Governo e universidades. Inseridos dentro deste contexto, aos poucos os
atores da imprensa acabam por perceber esse tio de transformação e a levam em pauta.
Ao mesmo temo que, em um procedimento cíclico, a medida que aumenta a cobertura
da inovação, também aumenta o valor percebido do tema para o seu público.
Esse fenômeno
tem a ver com os estudos de Comunicação Social e Sociologia, definido como interacionismo
simbólico. Os fatos têm significados para as pessoas, que constroem e mudam
essas significações, através da interação social e suas interpretações. A mídia
está dentro deste contexto social.
Porquanto,
quanto a imprensa percebe a relevância da inovação e a legítima em suas páginas,
por exemplo, acaba por reforçando o valor percebido na sociedade sobre o tema.
A comunicação
em si tem como base a própria inovação, criar, implantar coisa nova. No entanto,
se é preciso ter a capacidade em formular entendimento sobre essa novidade através
da linguagem. Somente por meio da comunicação que o novo encontra a tão sonhada
aceitação entre as pessoas, e organizações.
Especificamente,
o jornalismo está entre as diversas maneiras de comunicação. Com o foco em transportar
ara uma linguagem do dia-a-dia os acontecimentos em meios especializados, principalmente,
quando abordam o tema “inovação”. Os jornalistas
são os atores que contribuem em grande escala os determinados entendimentos, ou
seja, são de fato o que apertam os aceleradores ara expandir uma cultura de
inovação.
Segundo uma pesquisa feita com 20 pessoas elo WhatsApp:
1.
A grande mídia tem coerência ética?
(X ) sim
( ) não
Os entrevistados
ressaltaram que a grande mídia tem coerência ética, apesar de não terem o
devido conhecimento prévio obre o assunto.
2.
Você já viu algum fato desconhecido?
( X ) sim
( ) não
Todo mundo
já ouviu ou viu algum acontecimento desconhecido, seja algo novo, inovador.
3.
O jornalismo digital já superou as grandes mídias,
como: rádio, TV, entre outros?
(X ) sim
( ) não
De acordo,
com a maioria, o jornalismo digital, como youtube, facebook, twitter, Instagram,
LinkedIm, entre outros, já estão superando a grande mídia; obs: (nem todos são jornalistas
graduados), os youtubers, por exemplo.
Por Giovani
Rogério.
Entrevista jornalística sobre o tema:
Entrevista com Jo, jornalista graduado.
4.
Qual ou quais as habilidades essenciais no
jornalismo?
“Apenas a
habilidade da vocação é necessária”.
5.
A qualidade na informação é o diferencial no
jornalismo e porquê?
“Sim. Informar
é o ato de trazer a alguém o que é novo, inovador e surpreendente”.
6.
Em sua opinião, a grande mídia brasileira tem coerência
ética na profissão de jornalista?
“Infelizmente
não. Claro, sem generalizar”.
7.
O que você considera um fato desconhecido e o
quanto isto ode impactar uma sociedade?
“Fato desconhecido
é a enigmatização. Aquilo que ninguém, ainda, sabe ou soube. Matéria impacta a
sociedade, justamente por provocar nos cidadãos reações adversas. Por isto, ao
informar, é preciso atentar a qualidade e dinamismo”.
8.
Em seu modo de ver, a inovação transversal no
jornalismo veio para ajudar o ramo e porquê?
“Não trouxe
novidade. Nem causou estranheza. Porque, parte da população, não consegue acompanhar
o protótipo inovador ou o desconhece”.
Fontes pesquisadas:
https://www.transportesemrevista.com/habilidades-e-conhecimentos-necessarios/
https://www.observatoriodaimprensa.com.br/armazem-literario/a-qualidade-na-informacao-jornalistica/
https://medium.com/hiperlab/a-import%C3%A2ncia-da-%C3%A9tica-no-jornalismo-1832ec6ecf0c
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