O lead e a pirâmide invertida
No jornalismo, existem várias maneiras em se dar uma informação ou notícia. O leitor quando abre uma página, seja site, rede social ou meio de comunicação vai captar aquilo imediatamente, independente se for bom ou ruim e se irá modificar sua rotina.
No entanto, cabe ao jornalista profissional graduado assim que chega em sua redação ter em mente o que será pauta para se fazer sua matéria ou reportagem que seja de interesse do próprio veículo como da população.
O lead é o principal, aliás a primeira parte técnica que irá chamar a atenção do internauta em continuar vendo e lendo aquilo com entusiasmo e despertar logo em seguida o que de mais importante aconteceu, um fato policial, incendio, trânsito, entre outros.
Entretanto, a pirâmide invertida e totalmente o contrário, o jornalista ao dar uma notícia mesmo rápida e ao relatar um acontecimento pode mesmo sem querer distorcer aquilo, e trazer consigo uma realidade diferente ao o que ele esta acostumado a fazer e confundir o público.
Porquanto, o lead e uma notícia curta respondendo perguntas, como: onde, o que, como, quando, porque, e etc. A pirâmide distorce um fato ou uma verdade e deixa sempre uma dúvida na cabeça do leitor.
Por Geovanne Roggerio
Comentaris