O transito e os seus caos e usabilidades
Quando se fala sobre o transito, podemos dizer que as pessoas não vivem sem um veículo, seja para trabalho, estudo ou passeio, virou uma verdadeira dependência para a humanidade em si.
Antigamente,
se usavam charretes de animais para trabalhar, puxar coisas, plantar, entre
outros.
Os primeiros
meios de transportes foram a caminhada e a natação dos humanos. Com a
domesticação de animais, foi se possível criar maneiras e colocar peso dos
transportes sobre as criaturas mais fortes. Com velocidade maior e menor e
duração de jornadas por ate longos dias.
As primeiras
maneiras de transporte rodoviário foi os bois, cavalos, e até mesmo os seres
humanos que transportavam mercadorias pelas estradas a fora. E seguindo trilhas
de caça. As estradas pavimentadas foram construídas por civilizações antigas, sobretudo, a Mesopotâmia,
As primeiras
embarcações foram as canoas, produzidas através de troncos de arvores escavados
e os que embarcavam iam de remo para chegar aos seus destinos.
Com o início
da Revolução Industrial, no século XIX, um grande número de invenções mudaram
completamente a vida do transporte. A invenção da máquina a vapor, por exemplo,
e a aplicação no transporte ferroviário, o transporte terrestre se tornou
independente de força humana e tração animal. Ainda no século XIX, também houve
o desenvolvimento do barco a vapor, que acelerou o transporte global.
Entretanto,
com a evolução do motor a combustão e do automóvel, o transporte rodoviário se
tornou o mais viável e surgiu o
transporte mecânico particular.
Aviação Aérea:
No ano de
1.906, o brasileiro Alberto Santos Dumonto, efz o primeiro avião, e logo depois
da primeira Guerra Mundial, seria umas das formas mais rápidas de transportar
mercadorias e pessoas. Enquanto, muitos tem medo de sobrevoar os céus, sendo
que o número de acidentes e muito inferior a veículos terrestres. No entanto, após a segunda Guerra
Mundial, o avião e o automóvel ganharam mais espaço no transporte, fator este
que limitava o próprio transporte ferroviário e hidroviário ao transporte de
carga e de distancias curtas para passageiros.
Em 1.950, o
transporte espacial começou a funcionar, e com rápido crescimento até a década
de 70. Em 1.960 as viagens aéreas
internacionais se tornaram mais acessíveis com a comercialização do motor a
jato.
Em 1.964,
trens de alta velocidade na Europa e na Ásia começaram a embaraçar passageiros
com rotas de longa distancia das companhias aéreas. Entre as curiosidades, um
carro a foguete foi inventado em 23 de maio de 1.928.
No entanto,
quase todo mundo já pegou um avião para ir para outro país, como no Estados
Unidos, Londres, Roma, o Japão e atravessar o Oceano, vendo mais nada além de
nuvens e quando chega nos principais aeroportos do Planeta, da até um friozinho
na barriga, seja para descer e para subir.
O Helicóptero:
Em 1.938, o alemão Anton Flettner inventou
o primeiro helicóptero do mundo. O Fl 265 e que deu o pontapé inicial a tudo
isto.
No Brasil, o helicóptero, chegou em 1.959,
com o nome de Beija-Flor, (IPD BF-1, através de estudos e pesquisas e
Desenvolvimento,órgão da Força Aérea Brasileira, o responsável foi um
engenheiro alemão que colaborou com a Alemanha nazista.
Um meio de locomoção do ar para
transportar várias coisas, como: transplantes e órgãos humanos, levar pessoas
as pressas a hospitais, entre outros.
O trem:
O trem foi
inventado por Richard Trevithick, em 1.804, a primeira locomotiva movida a
vapor e a motor, na cidade de South Wlaes, na Inglaterra, carregado de 18
toneladas de ferro e 70 homens por 14Km de percursso., um dos meios de
transportes mais antigos do mundo e atualmente não é tanto utilizado, apenas
para trabalho e transportes limitados.
O carro:
Fundado
em 29 de janeiro de 1.886, considerado
ancestral direto de automóvel moderno, Bertha Benz, foi a primeira pessoa a
pilotar um carro, no mundo, na ocasião. Antes disto, as primeiras montadoras
começaram a chegar, inclusive no Brasil, o primeiro carro motorizado foi em
1.891, no porto de Santos, era um modelo Peugeot Type 3. Entre os modelos,
estão: Toyota, Volkswagen, Mercedes Benz, Honda, entre outros, além das motos e
suas marcas e modelos.
O fusca:
O fusca, um veículo antigo e tradicional, a exatos 84 anos,
em 22 de junho de 1.934, Ferdinand Porsche, um carro barato que chegasse ao
mercado e as ruas.
A moto:
A primeira
motocicleta fundada no mundo foi em 1.885, por Gottieb Daimler e Wilhem
Maybach, considerado o pai do motociclismo, era um vagão de dirigir ou um
pequeno caminho. É um veículo econômico e que muitos a utilizam para trabalho,
como ifoods, entregas, entre outros.
O navio:
Os primeiros
navios, principalmente foram construídos para combates em galés e galeras
gregas, na Grécia, a partir do século VIII a. C. Um dos casos mais reais e que
viraram filmes foi o “Titanic”, Carlisle em 1.910, foi o púnico encarregado
pela construção de um dos maiores navios do mundo e até os dias de hoje ainda
está no mundo do mar, no Oceano Atlantico Norte,a aproximadamente 3,8 mil
metros de profundidade do mar. O restante dividido em duas partes com a proa e
a popa separadas em cerca de 800 metros. No entanto, 90% dos transporte mundial
se é feito por navios.
O Titanic:
Grandes
eventos acontecem em navios, como o cruzeiro, por exemplo, onde muitas pessoas
a utilizam para viagens internacionais e passar férias.
O ônibus:
Em 1895, Karl
Benz inventou o Benz Omnibus, o primeiro ônibus movido a motor de combustão
interna e movido a motor a gasolina de 5 cv, andava a 15 Km h, e transportava
até 8 passageiros na linha Siegen-Netphe-Deutz.
Afinal de contas, quem nunca embarcou em
um ônibus, a viagem, passeio e trabalho. Atualmente, diferente e com maior
capacidade de passageiros e empresas de diversos lugares.
No Brasil, o
primeiro ônibus inventado foi em 1.817, no Rio de Janeiro, quando D. João VI,
concedeu a Sebastião Fábreca de Surigue, sargento-mor da Guarda real e barbeiro
do Rei, uma concessão de exploração de duas linhas de transporte de pessoas.
A bicicleta:
Em 1.817, para
facilitar um pouco a locomoção de pessoas, o barão alemão Karl Von Drais
inventou a primeira bicicleta do mundo. E a invenção do pedal foi o Frances
Pierre Lallement, um dispositivo para lá de fundamental e que permitiu se
tornar um veículo sem motor prático e popular a pessoas.
A bicicleta no Brasil:
A bicicleta,, no Brasil chegou no final do
século XIX, quando os imigrantes europeus introduziram as mesmas no país. No
ano de 1.885, já existiam clubes de ciclismo em diversas cidades brasileiras,
principalmente no Rio e Janeiro. Quem nunca andou de bicicleta, caiu e se
machucou e até faz caminhadas e percorres trechos a fora.
A balsa:
A tradicional
balsa criada por turcos durante o Império Otomano, em 1.800, era e é um
transporte bis dois lados do Bósforo, feito por barcos simples. Na década de
1.840, pequenas balsas começaram a fornecer serviços de transporte de Bósforo.
No Brasil, no
ano de 1891, Galdino Chaves fez a primeira balsa e que possibilitava travessar
pelo Rio Iguaçu no estado do Paraná e que banhava o povoado de Rodeio. Muitos
ainda utilizam este transporte para travessia de outros estados pelo Brasil a
fora.
As balsas,
também utilizadas para pessoas e portos para travessia e ir trabalhar, e a
asseio.
Dentre todos
esses meios de transporte, qual você preferiria, seja para trabalhar, estudar,
viajar, entre outros mais
Entretanto,
seja para andar a pé para se fazer uma caminhada e uma atividade física, de um
carro ou fusca e dar uma volta na cidade e ver a paisagem, de avião sob as
nuvens, de bicicleta para novas aventuras, de helicóptero, a passeio ou a
doenças, desde o ônibus até a o navio e andar em cima das águas e até mesmo de
trem ou metro pelas principais cidades, como São Paulo, entre outros, cada um
com o seu jeito de transportar seres humanos.
Pesquisa:
Em uma pesquisa feita por 10 pessoas no
Instagram sobre o que elas preferem:
A maioria optou por carro e fusca.
Entretanto, optam por avião e não tem medo de andar no
mesmo.
No entanto, todos já andaram de bicicleta.
Preferem ônibus.
Todos andariam em um cruzeiro por 1 mês.
Trocariam uma caminhonete por uma bicicleta.
Para os entrevistados, o ciclista não pode andar na
calçada, apenas pedestres. Apesar de tudo, gostam mais de bicicleta.
Entre as marcas de carro, preferem o Fiat em relação a outros.
Por Geovanne Roggerio.
Comentaris