Como começa um incêndio?

Os incêndios começam por consequência de ações humanas ou de maneira simultânea. Também. Podem se formar através de fatores climatológicos e ambientais, o que facilita a propagação e dificulta o seu controle.



As fumaças também afetam e prejudicam, inclusive a saúde das pessoas. Ela se propaga de longe e atrai problemas a sociedade e meio ambiente.



O tempo seco e propício a isto, a fumaça sendo e exposta pode trazer doenças , como: câncer se pulmão e leucemia, além de doenças respiratórias, como asma, por exemplo. Os pneumologistas orientam em caso de fumaças aos arredores que as pessoas usem máscara de proteção e se mantenham hidratados.



Desde um incêndio de pequeno, médio e grande proporção pode fazer um verdadeiro holocausto, sejam em cidades, plantações e matas atlânticas.



Outro problema gravíssimo são as queimadas que se formam através de fenômenos naturais e em áreas secas, e em clima áridos e com vegetação. Entretanto, com a baixa humidade do ar e força do vento dependendo podem causar problemas enormes e de grande proporção.


Desmatamento:


Outro fator que prejudica e um desafio para  humanidade que sofre diariamente e está longe de ser resolvido.



Desde o primórdios da humanidade, existe desmatacao. Foi a partir da Revolução Industrial que tudo começou.

Os países industrializados apresentam maior taxa de desmatamento. Apesar de tudo, começam a cair e aumentar em países até subdesenvolvidos.

Com a expansão do agronegócio fez também aumentar o desmatamento no Planeta. Segundo a NUA e a FAO, na América Latina, por exemplo, sua expansão pecuária e responsável por 70% do mesmo. Ao se desmatar, espécies da fauna perde seu habitat e as espécies da flora entram em ameaça podendo até chegar a extinção e levar ao desequilíbrio ambiental. O que pode prejudicar atividades primárias, que depende da economia, da agricultura e da caça e pesca.

As alterações que são provocadas no solo, assim como recursos hídricos. A própria retirada da vegetação facilita no processo de erosão do solo e causar deslizamentos de terra.

O clima tem sofrido com mudanças climáticas, o que pode comprometer e acabar com as gerações futuras.


Desmatamento no mundo:


De acordo com dados do Observatório Mundial de Floresta, a devastação de florestas chegou a 29,7 milhões de hectares no Planeta, em 2016, o que representa um aumento de 51% em relação a 2015.



Um exemplo são os incêndios florestais de Portugal e na Califórnia, nos Estados Unidos.

Por incrível que pareça, o Brasil é o país que lidera o ranking de desmatamento, seguido de Colômbia, Bolívia, Malásia, e entre outros.

A Indonésia e Brasil estão de mais dadas, desmataram 46% das florestas tropics8s no mundo, em 2018.

Em contrapartida, alguns países tem mostrado quedas em suas taxas de desmatamento.

A Indonésia e um país que tem se esforçado para preservação de florestas primárias reduzindo 40% nessas áreas, em 2018. A Alemanha e a Noruega também desmataram, mas conseguiram recuperar com o reflorestamento.

A Noruega em 25 milhões de metros cúbicos, em 2014. Já a Alemanha entre 2002 e 2012, conseguir recuperar cerca de 108 mil hectares.

O Brasil também veem-se esforçando e entre os anos de 2010e 2011, foram 20 mil hectares a menos em relação aos anos anteriores.


Desmatamento no Brasil:


A Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica no ano de 2017, o Brasil devastou 45 mil quilômetros quadrados, o que fez aumentar, contudo, a taxa de desmatamento que tinha caído.



O desmatamento na Amazônia tem prejudicado o Planeta Terra. Por ser a região com maior biodiversidade tem sofrido com o aumento preocupante com inúmeras organizações ambientais.



De acordo com pesquisas divulgadas pela Universidade de Okalahoma, nos Estados UEstados e publicada pela revista Nature Sustainability, a Amazônia perdeu 400 mil quilômetros quadrados de suas florestas, o que representa maior até do que o território da Alemanha, entre os anos 2000 e 2017.

No entanto, a devastação se faz por conta do aumento de áreas em que a interferência na infraestrutura, na construção de usinas hidrelétricas, na mineração e incêndios criminosos.


Desmatamento no Cerrado:


O Cerrado também tem sofrido com a intensificação do desmatamento. Considerado o segundo maior bioma do Brasil, a sua perca de vegetação alcançou 51%, superior até ao que é praticado na Amazônia, de acordo com o Instituto de Pesquisas Ambiental da Amazônia (IPAM).



Desmatamento na Mata Atlântica:


O bioma da Mata Atlântica e o setor que mais sofreu com a devastação no Brasil. Segundo a SOS Mata Atlântica, esse bioma cobria 15% do território do país, e possui apenas 1% se sua mata original, sem falar na ameaça de espécies.



Alguns estados conseguiram chegar ao desmatamento zero, ou seja, o reflorestamento abaixo de 100 hectares, como: Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraíba, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba e são Paulo.

Os demais ainda estão com a taxa elevada quanto ao desmatamento do bioma.

De acordo com dados da SOS Mata Atlântica aponta que o desmatamento do bioma caiu em 9,8% entre 2017 e 2018.

Em 2018, foi se desmatar aproximadamente 113 quilômetros quadrados, dados comparados a anis anteriores.


Incêndio e crime?


De acordo com o Código Penal, no Artigo número  250, iniciar incêndio que cause perigo a vida humana oi patrimônio e considerado crime, ou seja, o que consiste na atitude de gerar um incêndio que coloque em risco os bens e a própria vida dos seres em geral.



Matérias e reportagens de incêndios do Blog do Geovanne.

20 de abril de 2020: incêndio de grande proporção consumiu quase que todo um terreno.



28/03/2020: mas o incêndio tomou conta de um grande terreno.



9/08/2019: incêndio de média proporção noturno no antigo terreno de uma indústria de óleo de uma cidade.



6 de setembro de 2021: incêndio de grande proporção consumiu parte de um terreno de plantação e muita fumaça se espalhou era um domingo à tarde se via animais como capivaras correndo do fogo e o corpo de bombeiros foi chamado. Ficou na memoria até hoje.




30 de abril de 2020: incêndio noturno e de grande proporção em uma plantação de milho, próximo a rodovia de cidade.



Uma sequência de incêndios seja desde pequeno médio e grande proporção e que ocasionaram estragos em toda parte por onde passou.

Atualmente não se vê mais notícias assim apenas de vez em quando em cidades próximas entretanto todo o cuidado é fundamental para combater este mal que é o desmatamento e que assola por toda parte.

Cabe as pessoas se conscientizarem e fazerem a sua parte e até mesmo denunciarem caso veja cenas de fogaréu incêndios entre outros.

Uma bituca de cigarro também pode causar um incêndio que pode começar pequeno porém que pode se tornar grande dependendo da situação.

O fogo mata o fogo consome o fogo destrói o que temos de mais precioso que é a nossa vida.


Por Geovanne Roggerio.

 

 

Comentaris

Entrades populars d'aquest blog

Prefeito é reeeleito em eleição

Goleiro nani destaque regional

Vice-presidente de Bolsonaro é preso pela PF