Vacina salva vidas

Desde a fundação de doses de vacinas para se combater doenças, seja respiratórias, transmissíveis, e entre outros fatores, e a primeira vacina inventada por médicos e autoridades sanitárias. Um marco na história da humanidade.



A vacina começou no século XVIII, foi quando o médico inglês, Edward Jenner usou a vacina para prevenir a contaminação por varíola, justamente uma doença viral grave e que tem como sintomas: febre alta, dores de cabeça, no corpo, além de lesões na  pele que podem levar a morte.

Recentemente, a população mundial vivenciou a pandemia Covid-19, uma das maiores pandemias e que matou milhares de pessoas, assolou a população de toda parte do Planeta Terra. O que deixou todos refém e acuados com o medo que ainda ressoa nas pessoas, principalmente quem pegou o vírus.



No Reino Unido, em 08 de dezembro de 2020, foi dada a primeira vacina contra a covi-19, uma mulher de 90 anos de idade, Margaret Keenan, uma britânica, e a partir daí, foi uma luz no fim do túnel e uma esperança e tanto no combate ao vírus.No Brasil, no dia 05 de janeiro de 2022, a enfermeira Monica Calazans foi a primeira brasileira a receber vacina no país.



Mapa de vacinação no Brasil:


Entretanto, causou muitas dúvidas, enquanto autoridades ressaltavam sobre a importância da vacinação, no Brasil, por exemplo, a baixa vacinação chamou atenção mundial, o então presidente da época, Jair Bolsonaro disse que não iria se vacinar e isso fez com que seus seguidores também não se imunizassem no combate a pandemia.

O Brasil foi um dos que mais mortes tiveram por conta da pandemia. E com o avanço da vacinação, apesar de ser baixa, os casos começaram a diminuir. Um fator que não impediria de o cidadão pegar o vírus, portanto, iria ter menos riscos, principalmente de mortes por causa da covid-19.

A imunização está em declínio, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), principalmente em crianças e em variadas doenças. Um desafio e tanto para as autoridades sanitárias diariamente. Fator este que estagnou em 2.023. Entretanto, mais de 2 milhões pelo mundo a fora estão sem tomar ou insuficiência em relação a 2.019.



No entanto, está baixa faz com que aumente e estagnaria a cerca de 35 milhões de crianças parcialmente e sem proteção.

Em 2.023, 83% receberam apenas 1 dias da vacina contra o sarampo.

Boa últimos 5 anos, surtos de sarampo atingem 103 países. Em contrapartida, 91 países com forte cobertura vacinal não constatam surtos da doença.

Atualmente, a pandemia Covid-19, um relatório feito em 2.023, a região das Américas tem se esforçado ao máximo para interromper o declínio vacinal. Apesar de tudo, em 2.019, a própria OMS ressaltou ter uma recuperação consideravelmente na vacinação em geral.

No entanto, a vacinação do HPV aumentou em meninas com ao menos 1 dose e a proteção contra o câncer de colo de útero, saltou de 20% em 2.022, para 27% em 2.023 e mesmo assim, está bem abaixo dos 90%, o que atinge 56% de adolescentes femininas em países com baixo e média renda.

Uma pesquisa feita pelo U-Report, afirmou que não sabem muito menos não tem certeza do que é o HPV. Logo depois de saberem sobre a importância da vacinação é 52% dos entrevistados ressaltaram querer receber a vacina, porém, existem alguns obstáculos como falta de disponibilidade, por exemplo.

Entre os países com baixa renda, a região que da África necessita acelerar os esforços para que até 2.030 chegue a todos.

Embora, existam várias doenças para serem combatidas, a IA 2030 é uma entre as estratégias Global da Assembleia Mundial da Saúde, garantir a todos, independente da classe social se beneficiar para melhor saúde e bem estar até 2.030.

Com o objetivo de aumentar mais e mais as coberturas vacinais, a sustentabilidade e a promoção de imunização ao longo da integração da imunização a outros serviços de saúde.


Vacinação Covid no mundo:


Vários países fizeram vacinação contra a covid-19, desde a primeira dizendo Reino Unido, na Suíça, Rússia, Servia, Noruega, Islândia, Alemanha, Hungria, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal, Polônia, Croácia, Dinamarca, Bélgica, Holanda, EUA, Canadá, Chile, México, Argentina, Brasil, Ásia, China, Catar, Indonésia, Turquia, Índia, África, e entre outros.

Todos se esforçando para combater tal doença que assolou milhares de vidas e até os dias de hoje está nas memórias das pessoas.


Painel de vacinação Covid-19:

Reino Unido: 55,83;

EUA: 52,29;

Alemanha: 20,33;

Itália: 19,31;

Canada: 19,22;

Arábia Saudita: 16,52;

Brasil: 13,70;

China: 10,78;

Argentina: 10,56;

Rússia: 9,15;

México: 8,25;

Índia: 6,84;

Indonésia: 5,14;

Austrália: 3,91;

Coreia do Norte: 2,27;

Japão: 1,18;

África do Sul: 0,48;




A vacina de fato salvo vidas, independente de lado político, a população precisa de conscientizar para combater este mal que assola a humanidade.

Além do fake news que se espalhou pelo mundo a fora. Muitas mentiras foram esparramada para confundir a cabeça das pessoas, principalmente a maior autoridade que é o presidente da República ao invés de ser exemplo foi totalmente o contrário ate mesmo com relação a saúde humanitária. Um Governo completamente perdido e sem tomadas de decisões concisas em prol do bem para com o próximo.


Em uma pesquisa feita com 10 pessoas no Instagram sobre os variados assuntos, foram:

 

Voce é a favor da vacina?


Sim: 50%

Não: 50%

 

Vacina, salva vidas?


Sim: 50%

Não: 50%

 

Voce tomou todas as doses da covid-19?

Sim: 33%

Não: 67%


Recebeu muitos fake news sobre vacina?


Sim: 33%

Não: 67%

 

Voce toma vacinas para combater outras doenças?


Sim: 100%

Não

 

Caso surja uma nova pandemia, tomaria vacina?


Sim: 33%

Não: 67%

 

Ficou com medo de morrer de Covid?


Sim

Não: 100%

 

Teve algum familiar morto pela pandemia?


Sim: 100%

Não

 

 Por Geovanne Roggerio.

 

 

Comentaris

Entrades populars d'aquest blog

Prefeito é reeeleito em eleição

Goleiro nani destaque regional

Vice-presidente de Bolsonaro é preso pela PF