A história de Andirá
A cidade de Andirá, no norte do Paraná começou com uma construção de estação de trens e divisão de terras e emancipação política de cidade.
Em 1.927 a viação entre São Paulo e Paraná com o trem sobre terras que se chamava Inga, para se homenagear frutas silvestres da região.
Entretanto, em 1.943 ainda com o nome de Inga, desmembrado a cambara, cidade vizinha passou a se chamar Andirá.
A instalação do município se deu em 1.944, e sua comarca em 1.949.
Também conhecida como a capital do morango, e festival de inverno que acontece em julho todos os anos, com músicas, teatros são abstrações municipais.
O musel histórico, próximo ao centro, contém fotos registradas em quadros pendurados na parede e documentos que contam a história da cidade.
Já a cultura religiosa conta com a igreja católica nossa Senhora Aparecida, considerado um símbolo relogio e cultura, em frente a praça Santana.
Além de parque, com uma exuberância de natureza por toda a cidade e lagos com animais que encantam e as pessoas aproveitam para passarem fim de semana com família e amigos. Sem falar de uma beleza de flores coloridas que encantam qualquer um próximo a estação ferroviária da cidade.
Todos os anos acontece o tradicional rodeio, e atrai pessoas da região, FACIA em sua décima segunda edição com parques, exposição e rodeio na arena.
Atualmente, conta com cerca de 19 mil andiraenses, segundo o Censo demográfico de 2.022.
Já ouviu falar, curte e nos siga para mais postagens como está.
Por GeovanneRoggeerio.
Comentaris